segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Precisa-se de gente disposta a cuidar de gente

"...sou eu responsável pelo meu irmão?" Gênesis 4:9b

Ás catástrofes, acidentes e mortes repentinas me levam a uma profunda reflexão! Como nossa vida é frágil, passa depressa e quando imaginamos que teremos muito tempo com ás pessoas, elas nos são tiradas abruptadamente e descobrimos que deixamos de viver e fazer muitas coisas por acreditarmos que poderemos fazê-las amanhã!
E pensando no universo da igreja, em nossa vida de comunhão cristã, eu me pergunto: O que temos feito por nossos irmãos? Será que separamos meia hora que seja do nosso dia para pensar em suas necessidades?
Ás respostas a esta pergunta são muitas: Não tenho tempo, estou com muitos problemas, tenho que estudar, preciso de foco no meu trabalho e muitas outras que poderíamos listar enchendo páginas e mais páginas.
Na verdade, estamos muito ocupados com nossas próprias necessidades para pensar nas necessidades dos outros!
Paulo diz em Romanos 14:13: "Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão".
A começar de mim, percebo que é muito fácil cobrar e julgar! Em contrapartida é muito difícil amar, oferecer compreensão, ganhar um pouco de tempo ouvindo um irmão, ou surpreender alguém com uma amorável visita, uma ligação, um SMS, um recadinho em uma de nossas muitas redes sociais ou até um e-mail dizendo que se lembrou do irmão e orou por ele.
Não estou com isso dizendo que não devemos exortar ou dar o famoso "puxão de orelha" quando houver necessidade, o que quero dizer a partir das minhas próprias atitudes é que geralmente tratamos o irmão como um "picareta" e não somos sensíveis o suficiente para buscar entendê-lo e ajudá-lo em suas fragilidades.
Por isso insisto: PRECISA-SE DE GENTE DISPOSTA A CUIDAR DE GENTE!
Sei que não se trata de uma tarefa fácil, requer compaixão, amor e muita sabedoria ao ouvir e falar. Ter paciência com os mais fracos não é algo simples, há pessoas com necessidades e sensibilidades diferentes das nossas e precisamos compreender!
E vou além, há pessoas que precisaremos caminhar ao lado delas o tempo todo e pra sempre. Porém a necessidade de companhia e de apoio é de todos, por isso, precisamos parar de olhar apenas a nossa própria necessidade para suprir um pouco a do outro!
Meu querido jovem, vou dizer algo triste agora, se você não cuidar do seu irmão o mundo o acolherá e quando cairmos em si, estaremos perdendo jovens e mais jovens para o mundo que lhe ofereceu a "compreensão" que ele precisava, claro que não da forma correta, mais foi tudo o que foi oferecido enquanto nós muitas vezes não fizemos nada!
Não vou dizer que não há ninguém em meio a juventude do Boa que tenha este cuidado, temos isso sim, mais alguns, poucos e nossa visão com relação a isso precisa ser ampliada, é uma necessidade!
Há resultados eficazes quando cuidamos do nosso irmão, pessoas são fortalecidas e o reino de Deus é beneficiado! Porém prepare-se, você pode de repente deparar-se com um irmão caindo no mesmo lugar onde você já o ajudou a se levantar antes, infelizmente o pecado fica o tempo todo ao derredor nos tentando e o inimigo conhece pontos fracos. Mais ai está nossa função, levantá-lo novamente e estarmos dispostos a andarmos a segunda milha lado a lado!

Seja alguém disposto a cuidar de gente e se você já é um desses não desista! O bom andamento da obra de Deus precisa de gente como você...

... GENTE DISPOSTA A CUIDAR DE GENTE!

Hoje estamos cuidando de alguém, amanhã alguém pode cuidar de nós e isso é viver em família!
(esta frase final é by Kelly Barão)

Um comentário:

  1. Tu és responsável por aquilo que cativas, diria Saint-Exupéry. Nós precisamos uns dos outros e Deus quer que andemos em santa união.

    ResponderExcluir