quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meditação, por Adilson Lucca Sabia

Aqui uma pequena meditação do meu amigo e irmão em Cristo Adilson Lucca Sabia, da Igreja Batista em Vila Mariana.

Estas palavras do apóstolo Paulo, registradas em Filipenses 4.13 podem passar uma falsa ideia. Sabemos que um texto tirado de seu contexto viram mero pretexto. Trocadilhos à parte, vamos destrinchar um pouco a história.
Quando escreveu sua carta (ou epístola) aos filipenses, Paulo se encontrava preso, possivelmente em Roma.
O versículo 4.13 parece sugerir que Paulo (e nós por extensão) podia todas as coisas; uma espécie de onipotência. Quando lemos um determinado texto na Bíblia, temos de ter o cuidado de ler também alguns versículos que o precedem, bem como alguns versículo que o sequenciam. E Paulo abre o parágrafo, dizendo no versículo 4.10:
10 Alegrei-me sobremaneira no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12 Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassês.
13 Tudo posso naquele que me fortalece.

À luz dos versículos 10 a 12, o versículo 13 adquire outra conotação, outro significado. Posso tudo, isto é, posso suportar humilhação, da mesma forma que a honra; fome e fartura; abundância e escassês. Deus o capacitou, dando-lhe forças para suportar toda e qualquer circunstância que a vida pudesse lhe trazer. Oxalá tenhamos também fé capaz de suportar momentos alegres e tristes, adversos, já que a vida nos traz tudo de bom, mas também tudo de (aparentemente ou de fato) mau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário