terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vamos ser as metáforas de Jesus?

O ano de 2011 está por um triz...chegando está 2012, o ano em que o mundo acabará (?)...mas, falando sério, pensei naquilo que, na qualidade de cristãos, podemos fazer para melhorarmos. Com certeza, não queremos ver nossas igrejas cheias de pessoas vazias, mas sim de pessoas regeneradas pelo Espírito Santo de Deus, tendo uma experiência de vida única com Jesus, como todos nós tivemos um dia. Então, me lembrei das aulas de Hermenêutica e das aulas de Português na escola, nas quais aprendemos figuras de linguagem ( quem lembra?). Quero trazer a tona aqui uma figura específica, a metáfora, que Jesus tanto usou em seu ministério terreno. Mas quero me ater a duas metáforas proferidas pelo Mestre, que se encontram em Mateus 5: 13-14: " Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte."
Sal da terra e luz do mundo. Eis o que somos. Ou que devemos ser. Temos sido?
Só para definir, metáfora é a figura de linguagem ( ou estilo) em que um termo substitui o outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam, semelhança dada pela imaginação, criatividade daquele que cria.
Pois bem, Jesus nos diz que somos o sal da terra. O sal dá sabor, muda o ambiente, não pode ficar parado, pois pode infertilizar terra se assim permanecer. Na época de Cristo, o sal era algo de muito valioso, podendo ser inclusive o elemento que selava pactos. Até para falar de minha experiência pessoal nos últimos dias, enquanto não podia mastigar alimentos devido a extração do famoso dente do siso, meu organismo já estava clamando por algo salgado. Da mesma forma, existem pessoas que precisam que "salguemos" suas vidas, com testemunho de vida cristã, com compromisso com Deus e sua Igreja, partilhando a mensagem do Evangelho com pessoas carentes, que precisam da graça do Pai. Não podemos nos acomodar, devemos estar sempre motivados a dar tempero à essa terra.
Jesus também nos diz que somos luz do mundo. Vemos como anda o mundo em que vivemos: violência desmedida, corrupção, famílias sendo destruídas...o mundo está enegrecido pelo pecado. A luz de Cristo, que resplandece em nós, deve iluminar essas vidas lançadas nas trevas. Definitivamente, a luz não é acesa para esconder nada, mas sim para clarear caminhos que podem ser tortuosos. Na condição de luz do mundo, devemos iluminar o caminho daqueles que não conseguem enxergá-lo, mostrando como a maravilhosa luz de Cristo nos alcançou, nos transformou e nos tem moldado dia a dia para que sejamos sempre mais parecidos com Ele. A Bíblia " A Mensagem" traduz Romanos 8:29 da seguinte forma: " Deus sempre soube o estava fazendo. Ele decidiu, desde o princípio, moldar a vida daqueles que o amam pelos mesmos padrões da vida do Filho". Assim, devemos guiar pessoas para essa luz, ajudando-os a tomar direção.
O interessante é que somos chamados para sermos essas metáforas, independente de qualquer outro fator ou característica. Deus nos capacita para fazermos Sua obra. Deus nos chama para fazermos diferença.
Sejamos bênção para nossa geração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário